Notícias

Como escolher um bom terreno (Lote)

15/01/2016 - Escolha de terreno para compra

noticias

Como escolher um bom terreno (Lote)
O primeiro passo para quem deseja construir seu imóvel é saber exatamente como escolher um bom terreno para desenvolver seu projeto de arquitetura.
Muitas são as ofertas de terrenos disponíveis em placas, classificados e sites de compra e venda de imóveis, seja ainda por parentes e conhecidos. Mas escolher um bom terreno exige uma preocupação maior do que uma simples pesquisa de preço.
A Imóveis Domínio mostra seis passos principais que você deve prestar atenção antes, durante e depois de fechar a compra.
1. Priorize o que realmente importa para você
Antes de começar a procurar um terreno, pense nos seus sonhos e pretensões para o espaço, o que deseja construir. Defina o que é importante para você: silêncio, localização, vista, contato com a natureza? Isso vai facilitar na hora de escolher um bom terreno e fará toda a diferença em sua futura casa.
2. Atenção as regras de uso e ocupação do solo
Consulte um bom corretor de imóveis que conheça realmente a região ou um arquiteto sobre as limitações legais para o projeto de arquitetura e da construção em um local de seu interesse. Independente do uso que você pretenda dar ao terreno, para escolher um bom terreno é importante conhecer o zoneamento para a região antes de construir seu imóvel. O zoneamento divide a cidade em áreas e define espaços residenciais, comerciais, industriais ou mistos, além de taxas de ocupação, gabaritos, etc.
Se você estiver comprando um terreno em condomínio fechado, uma imobiliária que esteja ligada a administradora de condomínios na região é a melhor referência. Verifique com o corretor as regras do condomínio para garantir que é possível realizar o que você planeja para seu projeto de arquitetura. Peça ao corretor o estatuto e o regimento interno do condomínio e tire todas as suas dúvidas.
Não deixe de consultar ainda se a região desejada é tombada. As restrições para o projeto de arquitetura e para construir seu imóvel, nesses casos são muito mais amplas do que as do zoneamento.
3. Verificar a topografia, o meio ambiente e entorno
Observe com todo cuidado antes de escolher um bom terreno os aspectos físicos: a topografia, a qualidade do solo, eventuais encostas, proximidade de águas, etc. Nunca compre um lote ou terreno sem visitá-lo e sem checar sua situação legal e limitações para construir seu imóvel. Você pode estar, por exemplo, adquirindo um brejo, uma área preservada ou aterrada.
Terrenos em áreas de proteção de mananciais merecem cuidado especial. São áreas, por exemplo, de represas, rios, nascentes, legalmente protegidas para garantir a preservação dos recursos hídricos. Além de apresentarem restrição de uso, também precisam de aprovação do projeto de arquitetura por órgãos específicos (o que pode levar bastante tempo e encarecer a obra)
Ande no terreno que você está comprando e, se possível, leve um engenheiro ou arquiteto. Antes de escolher um bom terreno verifique se não existe água nas proximidades. Os solos muito próximos a regiões alagadas, como rios e lagoas, podem ter resistência baixa ou terem sido aterrados, sem falar no risco das águas subirem em época de muitas chuvas.
Terrenos muito baratos, aquela pechincha que parece imperdível, merecem atenção redobrada. Limitações físicas podem significar elevados custos em fundações e contenções de arrimo, transformando o grande negócio em um peso no seu orçamento.
É importante ficar atento ainda à mata e árvores que existam no terreno. As árvores são protegidas por rígida legislação. Analise a possibilidade de aproveitá-las no seu projeto de arquitetura. Por isso, sempre contrate um corretor credenciado para lhe auxiliar, não compre somente pelo preço. Este profissional tem a missão de orienta-lo a fazer a melhor escolha e tem responsabilidade sobre as informações prestadas.
Escolha feita, cheque as dimensões reais do terreno, se possível com a ajuda de um topógrafo. No caso de um lote, examine ainda seu posicionamento dentro do loteamento. Invasões de vizinhos podem significar ações judiciais no futuro. Um bom corretor poderá lhe ajudar nesse exame.
4. Verifique toda a documentação para compra do terreno
O passo seguinte é verificar a documentação. Outra missão de grande valia se você tiver contratado um corretor credenciado. Peça a ele documentos do Cartório de Registro de Imóveis e pergunte se o terreno está registrado, peça ao corretor uma certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienações, para ter certeza que ele está desembaraçado. Não esqueça de verificar as guias de IPTU (ou ITR).
Não havendo impedimentos, faça uma proposta de compra e venda. Mas lembre-se: proposta não é contrato. É um documento que firma a intenção de compra e promessa de firmar contrato e prazo para aceitação da proposta (o ideal é não ultrapassar 30 dias). Assine e date as vias do documento, ficando com uma delas. Mais uma vez um bom corretor de imóveis será de extrema necessidade nessa fase.
Na compra de qualquer tipo de imóvel, leia cuidadosamente o contrato de compra e venda e esteja seguro de que as cláusulas traduzem exatamente o que foi combinado verbalmente, comparando com o que consta da proposta ou minuta do contrato. Risque todos os espaços em branco.
O contrato deve conter os dados pessoais do comprador e do vendedor (nome, R.G., CPF e CNPJ para pessoa jurídica, nacionalidade, estado civil e residência); a área e demais características do imóvel; valor total do imóvel e das prestações; prazo e forma de pagamento; periodicidade (anual, segundo a legislação em vigor) e índice de reajuste; eventual incidência de juros; local de pagamento; penalidades no atraso do pagamento de parcelas; valor do sinal antecipado; e todas as condições prometidas pelo vendedor.
O contrato deve ser assinado e datado. Uma cópia é sua. Lavre a escritura e registre-a de imediato no Cartório de Registro de Imóveis.
6. Seja um bom pagador e quite o contrato

Pague sempre a prestação na data estipulada e guarde todos os recibos. Eles comprovam que você está em dia com suas obrigações ou que quitou o lote, quando for lavrar a escritura definitiva.
Se o vendedor não quiser receber as prestações, não deixe de pagá-las. Vá ao cartório onde o contrato está registrado e solicite que o vendedor seja notificado para receber a prestação naquele local. Se preferir, procure um advogado para efetuar a consignação do pagamento junto ao Poder Judiciário.
Depois de pagar integralmente o lote, leve todos os seus documentos pessoais, o contrato e os recibos no Tabelionato de Notas, que lavrará a escritura. Não pague a chamada “Taxa de Minuta” ou “Termo de Quitação” que os vendedores costumam cobrar nessa ocasião. Se for imposta essa cobrança, não aceite. Procure um órgão de defesa do consumidor.
Registre a escritura no Cartório de Registro de Imóveis da região. Por fim, na prefeitura, peça por escrito a alteração do lançamento do imposto territorial para seu nome.
Observe que durante todo o processo de compra, a presença e consultoria de um bom corretor foi essencial para que tudo desse certo. Ouvir. Ouvir. Ouvir. Para você não perder seu tempo. Você fala, fala, fala o que procura, do que precisa, o que quer. A gente ouve atentamente. Afinal, você está contando um sonho. Depois a gente trabalha, trabalha, trabalha e seleciona apenas o que tem a ver com o que você falou.
Detalhe é tudo! Um atendimento cuidadoso é aquele que não deixa nada passar despercebido. Por isso, nós somos da teoria que não existe detalhe pequeno demais para ser deixado de lado. Do primeiro contato até a assinatura do contrato, você vai sentir uma grande diferença na maneira como conduzimos as coisas. Tudo para você ter certeza que, aqui na Domínio, não são apenas os imóveis que são tão especiais. Nossos clientes também. Porque seu tempo é curto e precioso, e a gente sabe bem disso.
Conheça nossa estrutura:  www.dominioadministradora.com.br e www.imoveisdominio.com.br
Conte sempre com gente.

José Antônio
31 8605 8717
Corretor Credenciado pelo CRECI – MG 30.216.
 




Fonte: arquitetosdafelicidade e José Antônio

Outras Notícias

O presidente Bolsonaro sancionou a lei que torna mais fácil e mais barato o processo de regularização de imóveis

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna mais fácil e mais barato o processo de regularização de imóveis. Ess...

Condomínio em multipropriedade

Em 20 de dezembro de 2018 foi publicada a Lei n.º 13.777 que, acrescentando novos artigos ao Código Civil, permite a aquisiç&atil...

Contrato de locação sem garantia - vantagens e desvantagens

Apesar de parecer desfavorável para o locador, o contrato de locação sem garantia também possui benefícios, que dev...

Dei entrada no imóvel e o financiamento não foi aprovado. E agora?

Uma situação típica com a qual temos nos deparado constantemente na prática da advocacia em nosso escritório &eacut...

Juquinha - Serra do Cipó

Juquinha da Serra do cipo Juquinha da Serra é como um personagem de inúmeras lendas na região da Serra do Cipó, por&eac...

Fatores que interferem no valor de um terreno (Lote).

Fatores que interferem no valor de um terreno (Lote). Face norte: Terrenos com face norte recebem mais sol e são mais valorizados. Frente: A ...

Meu parente faleceu: sou obrigado a fazer inventário?

No momento em que uma pessoa morre, todos os seus bens e direitos são transferidos automaticamente para os seus herdeiros. Entretanto, para que...

OS DEDOS-DUROS QUE ENTREGAM QUEM BURLA O IMPOSTO DE RENDA.

Com o maior acesso do Leão a informações sobre os contribuintes, quem não quiser cair na malha fina deve preencher a decla...

Imóvel com preço bom e vendedor com pressa: Oportunidade ou cilada?

É fato notório que em tempos de crise também são encontradas excelentes oportunidades. Bons profissionais que se destacam,...

Por que investir em imóveis?

Já começou a investir em sua própria previdência? Como você tem organizado esses investimentos até o momento?...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.png
Sobre Nós

Domínio Imóveis  
Domínio Administradora de Condomínios
             
Somos especialistas em condomínios, estamos há mais de uma década dentro dos principais condomínios de Lagoa Santa.
 Atenção! As informações dos imóveis exibidos neste site podem ser alteradas, inclusive preço, sem aviso prévio. A área do imóvel aqui informada é aproximada devendo ser confirmada pelo cliente no momento da visita ao imóvel.

Contato

  Avenida das Arvores, 130 loja 8 - Jardim Ipê - Lagoa Santa - MG

  (31) 98984 0008

  Especialista em Condomínios - CRECI PJ 5417

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.imoveisdominio.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.