Notícias

Contrato de locação sem garantia - vantagens e desvantagens

21/06/2016 - Aluguel

noticias

Apesar de parecer desfavorável para o locador, o contrato de locação sem garantia também possui benefícios, que devem ser ponderados por quem pretende locar seu imóvel.

A previsão de uma garantia em contrato de locação serve para que o locador tenha uma alternativa de exigir o cumprimento do pagamento de aluguel e demais encargos, no caso do seu locatário ficar inadimplente.

Contudo, existe a possibilidade do contrato de locação não possuir previsão de nenhuma garantia. Apesar de muitos pensarem que esta opção é desfavorável para o locador, ela, na realidade, possui certos benefícios, que devem ser ponderados por quem pretende locar um imóvel.

Vantagem: Facilidade para despejar

O primeiro e, sem dúvida, o maior atrativo está na possibilidade de, liminarmente, ser concedida a ordem judicial para desocupação do imóvel em caso de falta de pagamento de alugueis e acessórios pelo locatário.

Isso acontece porque, nos termos do artigo 59, § 1º, inciso IX da Lei nº 8.245/91, caso o locador ajuíze ação de despejo em razão da falta de pagamento do aluguel e acessórios e o contrato não tenha garantia locatícia, deverá ser concedida liminar, sem oitiva da parte contrária, para desocupação do imóvel no prazo de 15 dias.

Logo, a conclusão é de que o locador retomará a posse do seu imóvel de forma muito mais rápida, e, por isso, é uma boa opção para quem tem como prioridade, em caso de falta de pagamento, a rápida retomada do imóvel, ao invés de ter maior garantia da cobrança dos valores em atraso.

Vantagem: Cobrança antecipada

Outra vantagem é que, no contrato de locação sem garantia, o valor do aluguel poderá ser cobrado antecipadamente, ou seja, pelo mês vincendo. Assim, se o locatário não efetua o pagamento do aluguel e acessórios já no início do mês, antes mesmo de “desfrutar” do imóvel, o locador poderá ajuizar a competente ação de despejo.

Desvantagem: Morosidade do Judiciário

Por óbvio que há também desvantagens na ausência de garantia no contrato locatício.

No caso da necessidade de retomada do imóvel, a mais evidente decorre da morosidade do Poder Judiciário, já que o locador deverá ingressar com ação de despejo, aguardar os trâmites para autuação e distribuição do processo até que os autos cheguem às mãos do juiz, que então proferirá a decisão liminar.

Em seguida a isso, deverá ainda aguardar mais algum tempo até que a ordem de despejo seja, em termos práticos, cumprida, tempo este irá variar a depender da comarca.

Desvantagem: Caução

Além da morosidade do Judiciário, o locador deverá prestar caução no valor equivalente a três meses de aluguel, pois esse é um requisito imprescindível à concessão da liminar de desocupação.

Cumpre frisar que esta caução judicial não necessariamente deverá ser em dinheiro. Nada impede que a caução seja real ou fidejussória. O mais comum é que o próprio imóvel locado seja ofertado em caução. Para tanto, o locador deverá comprovar sua titularidade e a inexistência de outros ônus reais.

O locatário, por sua vez, nos termos do § 3º do artigo 59 da Lei nº 8.245/91, poderá evitar a rescisão da locação e elidir a liminar de desocupação se, dentro dos 15 dias concedidos para a desocupação do imóvel, efetuar o depósito judicial do débito.

Desvantagem: Maior dificuldade para cobrar débitos

Por fim, outra desvantagem é o fato de que, no contrato de locação sem garantia, o locador talvez tenha um trabalho maior para conseguir receber do locatário o valor do débito relativo aos alugueres e acessórios devidos.

Afinal, qual é a melhor opção?

Fato é que, estando ou não o contrato de locação garantido, vantagens e desvantagens existirão, cabendo ao locador analisar concretamente a solidez da garantia ofertada pelo locatário. De modo geral, se a garantia ofertada pelo inquilino não se mostrar sólida o suficiente, melhor para o locador que o contrato fique “desprotegido”, tendo em vista as vantagens apresentadas.

Todavia, como cada situação tem suas peculiaridades, a recomendação maior é que o locatário esteja sempre assistido por assessoria jurídica especializada para lhe orientar a respeito da melhor forma de contratação.




Fonte: Carreirão & Dal Grande Advocacia

Outras Notícias

O presidente Bolsonaro sancionou a lei que torna mais fácil e mais barato o processo de regularização de imóveis

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna mais fácil e mais barato o processo de regularização de imóveis. Ess...

Condomínio em multipropriedade

Em 20 de dezembro de 2018 foi publicada a Lei n.º 13.777 que, acrescentando novos artigos ao Código Civil, permite a aquisiç&atil...

Dei entrada no imóvel e o financiamento não foi aprovado. E agora?

Uma situação típica com a qual temos nos deparado constantemente na prática da advocacia em nosso escritório &eacut...

Juquinha - Serra do Cipó

Juquinha da Serra do cipo Juquinha da Serra é como um personagem de inúmeras lendas na região da Serra do Cipó, por&eac...

Fatores que interferem no valor de um terreno (Lote).

Fatores que interferem no valor de um terreno (Lote). Face norte: Terrenos com face norte recebem mais sol e são mais valorizados. Frente: A ...

Como escolher um bom terreno (Lote)

Como escolher um bom terreno (Lote) O primeiro passo para quem deseja construir seu imóvel é saber exatamente como escolher um bom terr...

Meu parente faleceu: sou obrigado a fazer inventário?

No momento em que uma pessoa morre, todos os seus bens e direitos são transferidos automaticamente para os seus herdeiros. Entretanto, para que...

OS DEDOS-DUROS QUE ENTREGAM QUEM BURLA O IMPOSTO DE RENDA.

Com o maior acesso do Leão a informações sobre os contribuintes, quem não quiser cair na malha fina deve preencher a decla...

Imóvel com preço bom e vendedor com pressa: Oportunidade ou cilada?

É fato notório que em tempos de crise também são encontradas excelentes oportunidades. Bons profissionais que se destacam,...

Por que investir em imóveis?

Já começou a investir em sua própria previdência? Como você tem organizado esses investimentos até o momento?...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.png
Sobre Nós

Domínio Imóveis  
Domínio Administradora de Condomínios
             
Somos especialistas em condomínios, estamos há mais de uma década dentro dos principais condomínios de Lagoa Santa.
 Atenção! As informações dos imóveis exibidos neste site podem ser alteradas, inclusive preço, sem aviso prévio. A área do imóvel aqui informada é aproximada devendo ser confirmada pelo cliente no momento da visita ao imóvel.

Contato

  Avenida das Arvores, 130 loja 8 - Jardim Ipê - Lagoa Santa - MG

  (31) 98984 0008

  Especialista em Condomínios - CRECI PJ 5417

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.imoveisdominio.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.