Notícias

Dei entrada no imóvel e o financiamento não foi aprovado. E agora?

25/04/2016 - Dei entrada no imóvel e o financiamento não foi aprovado. E agora?

noticias

Uma situação típica com a qual temos nos deparado constantemente na prática da advocacia em nosso escritório é a seguinte:

  • Interessado em comprar um imóvel, mas dependendo de financiamento para isso, o consumidor negocia com a imobiliária e expõe a situação.
  • A imobiliária informa de imediato ao consumidor que o financiamento está aprovado, as partes firmam um contrato e o consumidor paga então uma entrada ou "sinal" para garantir o imóvel.
  • Por conta da análise do financiamento - e não raro da grande burocracia envolvida - decorre-se algum tempo até que o consumidor receba a triste notícia: o financiamento não foi aprovado.
  • Começa então uma saga épica para a devolução do valor pago para a imobiliária.

O que fazer neste caso?

Primeiramente, importante destacar que:

  1. Absolutamente nenhuma imobiliária, corretor ou construtor pode garantir previamente a aprovação do financiamento imobiliário. Isso porque a aprovação dependerá de profunda e específica análise, que varia sempre de acordo com as condições de cada imóvel e de cada comprador.
  2. Assim, a prática adotada por algumas imobiliárias, corretores e construtores de prometer a aprovação ao comprador e cobrar de imediato um valor de entrada, ou "sinal", é absolutamente ilegal, abusiva e viola flagrantemente o Código de Defesa do Consumidor.
  3. Em muitos casos, após não aprovado o financiamento, muitos consumidores aguardam por meses a devolução da quantia sem correção monetária ou qualquer outro acréscimo. Contudo, o valor ficou rendendo nas mãos de corretores.
  4. Em outros casos, o potencial comprador é obrigado a assinar contrato no qual pagou a entrada mesmo sem saber se o financiamento seria ou não aprovado, sendo obrigado a assinar cláusulas contratuais de que em caso de não aprovação um percentual ficaria retido como comissão de corretagem. Outro abuso, que chega a beirar ao crime de apropriação indébita.
  5. Outras imobiliárias “mascaram” esse valor de entrada como se fosse comissão de corretagem, o que também é ilegal. Evidentemente, não sendo concretizada a venda, mencionada comissão não é devida.

Desta forma, ao assinar proposta de compra é fundamental que o consumidor exija por escrito uma cláusula de devolução da entrada caso o financiamento não seja aprovado. Tal proposta não deve ser assinada se não incluir essa hipótese.

De qualquer maneira, mesmo sem essa cláusula o valor deverá ser devolvido conforme majoritário entendimento do Judiciário, que considera abusiva a retenção da quantia. Em muitos casos, inclusive, foi determinada a devolução em dobro, com fundamento no artigo 42, Parágrafo Único, do Código de Defesa do Consumidor.

Ante todo o exposto, os consumidores devem ficar atentos e não pagar qualquer entrada ou sinal sem antes ter a confirmação definitiva da aprovação do financiamento, ou cláusula contratual que especifique a devolução da entrada em caso de não aprovação.

Algumas perguntas frequentes sobre o tema:

  • Nesse caso, a imobiliária deve me devolver o valor ou a construtora?

A imobiliária e a construtora respondem solidariamente pela devolução do valor pago a título de entrada ou "sinal".

  • A imobiliária/construtor tem prazo para me devolver o dinheiro?

A devolução deve ser imediata, em parcela única, com acréscimo de correção monetária e, passados 30 dias, juros de mora.

  • O que posso fazer para reaver meu dinheiro?

Caso haja recusa na devolução imediata, após a devida notificação - seja esta por carta, e-mail ou verbalmente - o consumidor lesado pode acionar o Judiciário para a devolução do valor.

  • Tenho mais algum direito pelos prejuízos que isso está me causando?

Observados outros prejuízos decorrentes da recusa na devolução imediata do valor - como exemplos: a impossibilidade de utilizar o dinheiro para dar entrada em outro imóvel ou mesmo as despesas com a contratação de um advogado para reaver o valor - é possível requerer a indenização correspondente. Em casos do gênero também é plausível requerer indenização por danos de ordem moral - por exemplo: diante da expectativa frustrada de aquisição do imóvel próprio, sem culpa alguma do consumidor.

 




Fonte: Fonte: Jusbrasil.com.br

Outras Notícias

O presidente Bolsonaro sancionou a lei que torna mais fácil e mais barato o processo de regularização de imóveis

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna mais fácil e mais barato o processo de regularização de imóveis. Ess...

Condomínio em multipropriedade

Em 20 de dezembro de 2018 foi publicada a Lei n.º 13.777 que, acrescentando novos artigos ao Código Civil, permite a aquisiç&atil...

Contrato de locação sem garantia - vantagens e desvantagens

Apesar de parecer desfavorável para o locador, o contrato de locação sem garantia também possui benefícios, que dev...

Juquinha - Serra do Cipó

Juquinha da Serra do cipo Juquinha da Serra é como um personagem de inúmeras lendas na região da Serra do Cipó, por&eac...

Fatores que interferem no valor de um terreno (Lote).

Fatores que interferem no valor de um terreno (Lote). Face norte: Terrenos com face norte recebem mais sol e são mais valorizados. Frente: A ...

Como escolher um bom terreno (Lote)

Como escolher um bom terreno (Lote) O primeiro passo para quem deseja construir seu imóvel é saber exatamente como escolher um bom terr...

Meu parente faleceu: sou obrigado a fazer inventário?

No momento em que uma pessoa morre, todos os seus bens e direitos são transferidos automaticamente para os seus herdeiros. Entretanto, para que...

OS DEDOS-DUROS QUE ENTREGAM QUEM BURLA O IMPOSTO DE RENDA.

Com o maior acesso do Leão a informações sobre os contribuintes, quem não quiser cair na malha fina deve preencher a decla...

Imóvel com preço bom e vendedor com pressa: Oportunidade ou cilada?

É fato notório que em tempos de crise também são encontradas excelentes oportunidades. Bons profissionais que se destacam,...

Por que investir em imóveis?

Já começou a investir em sua própria previdência? Como você tem organizado esses investimentos até o momento?...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.png
Sobre Nós

Domínio Imóveis  
Domínio Administradora de Condomínios
             
Somos especialistas em condomínios, estamos há mais de uma década dentro dos principais condomínios de Lagoa Santa.
 Atenção! As informações dos imóveis exibidos neste site podem ser alteradas, inclusive preço, sem aviso prévio. A área do imóvel aqui informada é aproximada devendo ser confirmada pelo cliente no momento da visita ao imóvel.

Contato

  Avenida das Arvores, 130 loja 8 - Jardim Ipê - Lagoa Santa - MG

  (31) 98984 0008

  Especialista em Condomínios - CRECI PJ 5417

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.imoveisdominio.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.